PROJETOS
PROJETOS
< Voltar
O articular do projeto Plantas Medicinais, Jair Kotz, explanado sobre as ações em Matelândia

Matelândia retoma Plante e Colha Saúde e garante que será uma cidade modelo

Prefeito, vice-prefeita, presidente da Câmara de Vereadores, secretários municipais e lideranças da cidade e do interior reiteraram o compromisso de efetivar todas as etapas do projeto, que finaliza com a prescrição das plantas medicinais e dos fitoterápicos 

A tarde de segunda-feira, 14, marcou a retomada do projeto Plante e Colha Saúde no município de Matelândia, cidade que possui histórico em ações efetivas de práticas integrativas e complementares em saúde pública.
A nova gestão pública, comandada pelo prefeito Gabriel da Silva Cadini e pela vice-prefeita, que atua como secretária de Saúde no município, Marenilce Mezzomo, esteve atenta as informações sobre cada etapa do Plante e Colha Saúde, no anseio de mobilizar e conscientizar a comunidade local para reconstruir algumas ações que se perderam no caminho. Também participaram do encontro, o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Cadini e demais vereadores, além de secretários municipais, lideranças da comunidade e do interior. 
De acordo com o articulador do projeto, Jair Kotz, “Matelândia tem todos os requisitos para se tornar uma das cidades modelos dentro do Plante e Colha Saúde, pelo fato de ter uma gestão de pessoas que se mostraram comprometidas com o bem comum e, principalmente, em começar e não parar no meio do caminho; mas sim finalizar todas as etapas e efetivar a prescrição das plantas medicinais na saúde pública”. Ele colocou-se a disposição para contribuir no que for necessário.
O prefeito Cadini disse que não vai medir esforços para que o projeto seja efetivado em sua totalidade e já demandou a sua vice, que assuma as ações no município e faça acontecer. “Esse projeto é nossa prioridade. Vamos fazer de tudo para que sejamos referência”, disse ele. A vice-prefeita, uma das maiores entusiastas, garantiu que em breve vai reunir a equipe e os demais envolvidos para elaborar um seminário envolvendo a comunidade. “Precisamos retomar muitas ações que foram paradas no tempo, relembrar a população do quanto as plantas medicinais são importantes e necessárias”, pontuou.  

Depoimento – A adepta da saúde natural e coordenadora das mulheres agricultoras da região oeste do estado, Nelci Bado, é um dos exemplos de que as plantas medicinais no autocuidado são eficazes. “Já sofri muito com dores articulares; tomava em média 6 remédios por dia. Hoje, tomo apenas meio e substituí os demais por chás de plantas medicinais e me sinto ótima”, disse ela.  

(((fotos)))

Foto – (projeto)
O articular do projeto Plantas Medicinais, Jair Kotz, explanado sobre as ações em Matelândia

Foto – (lideranças)
Prefeito de Matelândia, Gabriel da Silva Cadini; vice-prefeita, que atua como secretária de Saúde no município, Marenilce Mezzomo; presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Cadini; articulador do projeto, Jair Kotz e a farmacêutica e especialista em prescrição de plantas medicinais, Terezinha Casamali Portes
Ícone Telefone 45  99960-0795
Ícone Whatsapp 45  99910-0200
Ícone Email contato@sustentec.org.br
Ícone Localização Fazenda Britânia, Perímetro 22, Lote 165,
B/B Zona Rural, Pato Bragado-PR
CEP: 85948-000 - CX. POSTAL: 14.